You are currently viewing Dia Mundial da Diabetes

Dia Mundial da Diabetes

A diabetes é uma doença metabólica crónica que pode ter várias causas e que resulta de várias alterações fisiopatologicas que conduzem a elevação permanente de glicemia (concentração de açúcar no sangue).

Cerca de 90% dos casos de diabetes são classificados diabetes tipo 2. Afecta sobretudo adultos e idosos, com excesso de Psp ou obesidade e com estilos de vida pouco saudáveis e, frequentemente há história familiar.

A diabetes tipo 1 é muito mesmos frequente. Estes doentes são geralmente crianças e adolescentes.

Também existe diabetes gestacional, nas grávidas com excesso de peso ou obesidade, sedentarismo e alimentação pouco equilibrada. Geralmente controlada apenas com dieta e exercício físico.
Sintomas podem ser perda de peso, com aumento de apetite e muitas idas ao wc urinar.

As complicações a longo prazo desta doença são graves: EAM, AVC, doença renal que grave pode levar a necessidade de hemodiálise, doença ocular que pode levar a cegueira e doença nas artérias que pode levar a amputação dos membros inferiores.

Cuide se, o óptimo passa por cuidados alimentares e exercício físico e, prevenção através da realização de análises periódicas para fazer diagnóstico precoce, ou quando já diagnosticada a doença um bom controlo.

A OPFC tem uma equipa multidisciplinar para prevenir o seu aparecimento ou para tratar a seu doença de forma a minimizar a evolução da mesma.

Cláudia Bernardo
Directora Clínica da OPFC
Medicina Geral e Familiar