O bem-estar psicológico é uma área que tem crescido exponencialmente nos últimos anos, muito alavancada pelo impacto que a pandemia covid-19 trouxe, quer junto das empresas, quer do que as compõe, que são as famílias.

Longe vão os tempos onde os serviços de saúde mental estavam associados a um forte estigma, ligando muitas vezes a quem a eles se socorresse a um portador de doença mental grave. Se já na altura esta noção estava profundamente errada, nos dias de hoje a consciencialização da sociedade da importância da Psicologia é inequívoca, quer para o bem estar do indivíduo, quer para as instituições que contam com ele.

Está mais do que provado que o bem-estar psicológico individual influencia a saúde das empresas. Certos momentos de crise que surgem durante o normal ciclo de vida podem gerar dor e sofrimento que se espalha por todas as áreas da vida da pessoa e obviamente no seu trabalho, gerando ansiedade, dificuldades no seu desempenho, um maior potencial para a má gestão emocional e dos conflitos, entre outros. 

Estima-se que devido a problemas psicológicos e da sua consequente perda de produtividade que as empresas em Portugal tenham um prejuízo de 3,2 mil milhões de euros por ano (fonte: Ordem dos Psicólogos), o que reforça a importância dos serviços de saúde mental não só num momento pós desenvolvimento da perturbação, mas também de carácter preventivo, mitigando potenciais danos psicológicos antes deles acontecerem. 

A nível mundial, a figura do Psicólogo tem surgido com cada vez mais aceitação, compreendendo a sociedade que a atuação de um profissional destes não se limita apenas à sua intervenção na presença de uma perturbação mental, mas também na melhoria do seu bem-estar diário, de carácter preventivo, com vista a atuar antes do surgimento de perturbação, identificando e trabalhando trajetórias negativas que motivam o indivíduo a procurar ajuda mais cedo.

Assim, em 2022 a OPFC decidiu criar o Centro de Bem-Estar Psicológico e Saúde Mental. Um centro que se espera de excelência, com uma equipa de Psicólogos especializados na área clínica e da Saúde, dotada de experiência e foco no acompanhamento de colaboradores e seus familiares nos ramos da intervenção psicológica estruturada, intervenção em crise e psico-educação.

Corpo Clínico

Dr. João Fernando Martins
Psicólogo Clínico, Coordenador do centro de bem estar Psicológico e Saúde Mental

Dra. Anabela Liberato
Psicóloga

Dra. Ana Dourado
Psicóloga

Dra. Ana Beça Silva
Psicóloga

Serviços Gerais

Consulta de Psicologia

Teleconsulta de Psicologia

Serviços Diferenciados

Consulta de Psicologia Infantil

Consulta de adolescentes

Consulta de Adultos

Consulta de Adultos mais velhos

Perturbações da Ansiedade

Depressão

Processos de Luto

Avaliação Psicológica

Trauma e Stress Pós Traumático

Consulta de Gravidez e transição para a parentalidade

Sessões Formativas de Psicoeducação e Competências Socio-Emocionais (mínimo de 8 colaboradores)

Gestão de Stress

Gestão Emocional

Comunicação Interpares

Comunicação Não-verbal

Controlo de Conflitos

Gestão de Tempo

Estratégias de Comunicação Persuasiva

Marque a sua consulta

CONTACTE-NOS

  • Avenida da Boavista, 4183

    4100-140, Porto, Portugal

  • Telefone:

    +351 220 939 757​
    +351 910 626 727

  • Email:

    geral@opfc.pt