A cesariana não previne a Incontinência Urinária

A gravidez é uma fase da vida da mulher onde ocorrem grandes alterações estruturais, hormonais e de adaptação de vários sistemas. Entre os quais estão também os músculos do pavimento pélvico. Os músculos pavimento pélvico pertencem ao diafragma pélvico e são um conjunto de músculos, ligamentos, fascias, nervos e vasos sanguíneos, que se inserem nas pélvis na sua parte inferior constituindo assim “o chão da pélvis”. Estes músculos têm função de sustentação e suporte dos órgãos pélvicos (bexiga, vagina e reto), manutenção da continência urinária e fecal, sendo também imprescindíveis para a função sexual.

Durante a gravidez o pavimento pélvico vai ser progressivamente desafiado pelo aumento progressivo da pressão intra abdominal atribuída ao crescimento uterino progressivo, ao aumento do peso do bebé e de todas as estruturas que o acomodam, pelas alterações hormonais e posturais que ocorrem e o mesmo terá de ter capacidade para se adaptar e manter funcional. Neste sentido conseguimos perceber que a cesariana não previne disfunções dos músculos do pavimento pélvico, porque a gravidez é considerada por si só um fator de risco para disfunções do pavimento pélvico, tais como incontinência urinária, disfunção sexual e prolapsos dos órgãos pélvicos a curto e a longo prazo.

Neste sentido é muito importante a manutenção de um pavimento pélvico funcional independentemente da via de parto de forma a minimizar o impacto da gravidez nos músculos do pavimento pélvico.

A Fisioterapia Pélvica na gravidez ajuda no tratamento de disfunção do pavimento pélvico e na sua prevenção.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.