Com o regresso às nossas rotinas, os dias mais curtos e o Outono à porta, começamos a sentirmo-nos mais melancólicos. Começa a surgir a vontade de procurar o aconchego, de algo que nos aqueça, que nos acolha. No entanto, para algumas pessoas, este estado pode levar a uma depressão.
Como sintomas principais podemos encontrar a falta de energia e a tristeza. As pessoas também se podem sentir mais irritáveis, tristes, chorar com mais facilidade, mais cansadas, apáticos, com dificuldades de concentração associadas e podem até dormir mais do que o normal. A falta de energia pode levar a uma diminuição dos níveis de atividade, levando a uma diminuição da socialização. Pode haver um aumento do apetite, nomeadamente por alimentos ricos em hidratos de carbono e açúcar como se estes pudessem compensar a carência e a tristeza que a pessoa sente no momento, levando por consequência para o aumento de peso.
É importante um diagnóstico atempado, mas a falta de apoio às pessoas com patologia a psiquiatria, e o estigma que ainda existe, dificultam muitas vezes a procura do tratamento de que necessitam.
Os principais sintomas que podem ser apresentados são:
- Angústia, tristeza, desinteresse e apatia
- Irritabilidade
- Fadiga, cansaço e perda de Energia
- Perturbação do sono
- Alterações na Concentração
- Sentimentos de frustração, de falta de confiança e de autoestima
- Sentimentos de culpa
- Falta ou excesso de Apetite
- Preocupações recorrentes
- Diminuição do desejo sexual
- Manifestação de sintomas físicos, como dores musculares, dores abdominais, entre outros
A ajuda da Psicologia Clínica poderá ser um excelente meio para a superação, controlo dos sintomas apresentados e, portanto, muito centrado nas necessidades de cada cliente, tendo sempre como objetivo o reencontro com o seu equilíbrio e bem-estar. A intervenção será feita num contexto individual.
A primeira sessão consiste na recolha de informação – anamnese, que consiste num momento onde a privacidade e individualidade de cada cliente será assegurado e respeitado.
Seja o seu agente de mudança, de ajuda e procure apoio especializado. Seja o principal a cuidar da sua Saúde Mental.
Dra. Ana Beça Silva
Psicóloga Clínica e da Saúde na OPFC